Trabalho Voluntariado

10 motivos para ser voluntário...



O simples acto de ajudar - sem esperar algo em troca - pode trazer enormes benefícios. Além de se estender à causa amparada, o acto solidário é óptimo para propocionar a realização e o crescimento pessoal.

01 - Ao ser voluntário, entra-se em contacto com pessoas e situações diversas do seu quotidiano. Assim, abre a possibilidade para novas experiências.

02 - Dedicar pelo menos uma, das 168 horas semanais, para fazer o bem a alguém que não o atrapalhará e ainda se sentirá melhor.

03 - Mais do que dar, também recebe de volta. Quem realiza esse tipo de actividade confessa que a sensação é de extrema gratificação e bem-estar.

04 - Ao ajudar uma pessoa, organização ou instituição, faz a sua parte para melhorar o mundo sem esperar que essa mudança venha dos outros.

05 - Sinta-se útil. Essa actividade não requer especialização, idade adequada ou muito dinheiro. Qualquer um tem a capacidade de ajudar o outro.

06 - Como voluntário, exercita a cidadania, já que se importa com o próximo e procura alternativas para melhorar a qualidade de vida do ambiente em que vive.

07 - Praticar actividades voluntárias pode colaborar para o desenvolvimento de qualidades pessoais, úteis para a vida profissional e social. Perda de timidez, habilidade de se comunicar melhor e mais paciência são alguns exemplos.

08 - Ao realizar trabalho de voluntário transmite-se amor. De acordo com grandes nomes da humanidade, como Mahatma Gandhi (1869 - 1948), esse sentimento é uma força capaz de transformar o homem e o mundo.

09 - Na acção de ajudar, conhece-se o outro, descobrindo semelhanças e diferenças. Essa comparação pode contribuir para o autoconhecimento, uma vez que permite uma melhor compreensão de suas próprias características e preferências.

10 - Não é preciso sair de casa para tomar uma atitude de voluntário. É possivel ajudar projectos socias e organizações por meio da divulgação de enventos e camapanhas ou realizando doações.

                                           por Leticia Gonzales, adaptado de Vida Natural e Equilibrio


Candidatar-se:

               
Eventos anuais do OASIS
(Voluntariado aos eventos anuais do OASIS (Férias de Verão, Marcha, Feira da Solidariedade, etc)